terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O PROJETO SUA QUEBRA DE PARADIGMAS

Com o intuito da quebra de paradigmas das aulas expositivas, que há tempo estão ultrapassadas, bem como sua capacidade de motivar os alunos na elaboração de trabalhos e pesquisas. Tendo o computador como meio de pesquisa e instrumento pedagógico o professor deve estar apto a ensinar e aprender com o aluno sendo crítico com os conteúdos encontrados na rede (Internet), ensinando os alunos a selecionar os sites e conteúdos mais adequados e confiáveis, descartando os inapropriados ou de pouca confiabilidade. Como tudo que é novo gera varias vertentes barreiras que necessitam serem quebradas como a utilização correta do UCA, em muitas escolas espalhadas pelo pais encontramos o programa sendo utilizado em varias áreas da educação Brasileira como na matemática sendo utilizada para a busca pela historia da matemática levando para que o aluno possa encontrar estimulo nesta disciplina. Outra matéria é o português que a procura de textos na internet principais autores suas principais obras, ano de nascimento entre outras informações que o orientador possa trabalhar. Em ciências como é formada a terra o sol componentes da atmosfera animais, uma biodiversidade de coisas que pode ser trabalhado na sala de aula com o auxilio do laptop, o acesso é feito através da internet banda larga que é um projeto do governo federal pelo Decreto de lei n° 7.175, de 12 de maio de 2010. Hoje, 95% das escolas públicas urbanas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio têm conexão de internet em banda larga. Veja bem: isso significa que 32 milhões de estudantes e 1,5 milhão de professores podem buscar, na rede mundial de computadores, mais conhecimento, mais informação, de uma rede wireless para os laptops onde cada aluno pode acessar a internet, assim perdendo o medo nesta caixa de metal antes temida por eles e por sua família, pois até então o computador é um instrumento novo na vida das classes de baixa renda antes eles só viam estes aparelhos na televisão tinham como fictício até hoje este é uma peça que ainda tem seu valor alto e que muitas das famílias brasileiras não tem um poder aquisitivo que possa possuir um então estas crianças chegavam a concluir o ensino médio e nunca que conheceram este recurso; perdendo espaço para aqueles das camadas mais altas não por seu poder de cognição e sim por nunca ter sido apresentado a um, ou seja, os alunos que desde cedo podem ter acesso a este recurso tem o seu um passo a frente daqueles que não a tem. Podemos observar que até o próprio educador tem medo desta ferramenta que veio para auxilia-lo e não para substitui-lo dentre aqueles que utilizam as salas com o projeto UCA pode-se observar o quantitativo de alunos na sala de aula, pois os educadores tem de aprender que para que o aluno tenha vontade de estudar, ele necessita acima de tudo interesse pelo que esta sendo apresentado pelo professor na sala de aula.
Pois o computador ele pode fascinar esta criança por ser um instrumento que para ele parece com um vídeo game, e que é fonte mais rápida para respostas antes para eles complicadas de serem respondidas.

Problemas enfrentados pelo UCA como a capacitação dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário